Em partida disputada na noite desta segunda-feira (5), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Atlético-MG venceu o Juventude por 1 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Gustavo Scarpa, em cobrança de falta, encerrando uma sequência de três empates do Galo na temporada.
Situação na tabela
Com os três pontos conquistados, o Atlético deixa a incômoda zona de rebaixamento e sobe para a 10ª colocação, somando nove pontos. O Juventude, que sofreu sua primeira derrota como mandante na competição, permanece com sete pontos, agora em 15º lugar.
Retrospecto e sequência
Esta foi a primeira vitória do Galo como visitante no Brasileirão após oito meses — a última havia sido na 25ª rodada do campeonato passado. O Juventude, por sua vez, vinha de bom desempenho em casa, com duas vitórias e um empate, até ser superado pelo time mineiro.
Próximos compromissos
O Atlético-MG agora volta as atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (9), enfrenta o Deportes Iquique, no Chile, pela quarta rodada do Grupo H. Já pelo Brasileirão, o próximo duelo será contra o Fluminense, no domingo (12), em Belo Horizonte. O Juventude entra em campo no sábado (11), contra o Fortaleza, fora de casa.
Resumo do primeiro tempo
A primeira etapa foi bastante intensa, com chances claras para ambos os lados. As defesas precisaram trabalhar logo cedo, salvando bolas quase em cima da linha. O Galo chegou a marcar com Rony, mas o VAR anulou por impedimento. O Juventude respondeu com finalização perigosa de Gilberto, defendida por Everson. O único gol do jogo veio aos 29 minutos, em uma cobrança de falta de Scarpa. O goleiro do Juventude não conseguiu segurar, e a bola terminou no fundo das redes. A partir daí, o Atlético dominou, mas desperdiçou boas chances com Caio Paulista (duas vezes), Scarpa e Rubens.
Resumo do segundo tempo
O Atlético manteve o controle da partida na etapa final. Cuello fez bela jogada individual e obrigou Marcão a fazer boa defesa. Natanael também arriscou de longe e parou no goleiro. O Juventude chegou a balançar as redes com Nenê, mas o lance foi anulado por toque de mão de Ênio. O experiente meia ainda levou perigo em chute de fora da área.
O Galo seguiu pressionando, com Igor Gomes exigindo outra intervenção de Marcão. O time gaúcho teve nova oportunidade aos 34 minutos, quando o árbitro inicialmente marcou pênalti após toque de mão de Natanael, mas o VAR detectou impedimento de Ênio na origem do lance e anulou a penalidade. Nos minutos finais, o Juventude quase empatou, mas Everson fez uma defesa crucial em chute de Batalla e garantiu a vitória atleticana.
Vídeo: YouTube GE