
O principal nome da lista é o zagueiro Walter Kannemann. Um dos líderes do grupo, o argentino renovou no ano passado até o fim de 2025. Após passar por cirurgia no quadril, retornou aos gramados em abril e já soma sete partidas, retomando a titularidade ao lado de Wagner Leonardo. Como de costume, Kannemann deve negociar uma possível renovação mais próximo do fim do ano.
Outro titular com futuro em aberto é o lateral-esquerdo Marlon, emprestado pelo Cruzeiro até 31 de dezembro. O contrato prevê a obrigação de compra, estimada em R$ 22 milhões, caso ele alcance 20 partidas pelo Grêmio — até aqui, já foram 10.
O meio-campista Edenilson, atualmente se recuperando de lesão muscular, também tem contrato apenas até dezembro. Contratado em 2023, o experiente jogador vinha sendo titular com Mano Menezes antes da lesão, mas sua permanência ainda não está definida.
Já o recém-chegado Alex Santana, emprestado pelo Corinthians, precisa aproveitar os próximos meses para convencer a diretoria. Há cláusula de opção de compra no acordo.
Outros nomes do grupo têm menor utilização e devem ter destinos diferentes. Luan Cândido, também emprestado, deve ser repassado ao Juventude. O meia Nathan, com 47 partidas em duas temporadas e meia, pode ser negociado na janela de julho.
Completam a lista os jovens Gabriel Silva, atualmente emprestado ao Hercílio Luz, e Lian, que atua pelo time sub-20.
Walter Kannemann
Edenilson
Luan Cândido (empréstimo do Bragantino)
Marlon (empréstimo do Cruzeiro)
Alex Santana (empréstimo do Corinthians)
Nathan Pescador
Gabriel Silva
Lian
Com a retomada do Brasileirão e a maratona de jogos no segundo semestre, Mano Menezes terá tempo para avaliar caso a caso e, junto à diretoria, definir o planejamento para 2026.